Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Após calor recorde, frente fria refresca São Paulo e Rio

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Com quase 40°C, o Rio De Janeiro bateu o recorde de calor para 2024 nesta quarta-feira, 2 de outubro. São Paulo igualou o recorde estabelecido no dia de 26 de setembro e Belo Horizonte também bateu o recorde de calor nesta quarta. 

 

A passagem de uma frente fria derruba a temperatura em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas Belo Horizonte continua quente.

 

 

Rio de Janeiro/RJ por Peter Celes

 

Novo recorde de calor no Rio de Janeiro

 

A tarde desta quarta-feira,  2 de outubro, foi a mais quente do ano de 2024 até agora na Cidade do Rio de Janeiro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 39,9°C de temperatura máxima,  na região da Vila Militar. O recorde anterior de maior temperatura deste ano era de 39,5°C, no dia 17 de Janeiro.

 

Após o pico de calor,  que ocorreu por volta das 13 horas, a temperatura Começou a baixar devido a mudança da direção dos Ventos,  que passaram a soprar do quadrante Sul levando ar frio de origem polar para a cidade do Rio.

 

Essa mudança na direção dos ventos está associada a uma nova frente fria que está chegando ao estado do Rio de Janeiro e que vai provocar chuva e manter a temperatura amena entre esta quinta-feira e o próximo sábado.

 

Para o domingo de eleições, dia 6 de outubro, a previsão é de que o sol volte a predominar sobre a cidade do Rio de Janeiro e em todo o estado do Rio, apenas com a presença de muitas nuvens.

 

 

São Paulo iguala recorde de calor para 2024
 

Em mais uma tarde fervente, a cidade de São Paulo igualou o recorde de calor para 2024. O Instituto Nacional de meteorologia registrou 36,7°C de temperatura máxima nesta quarta-feira,  2 de outubro. O recorde atual de calor na cidade de São Paulo para 2024 é de 36,7°C de setembro.

 

Frente fria derruba a temperatura 
 

Uma nova frente fria está chegando ao estado de São Paulo e no decorrer da noite desta quarta-feira já começa a injetar ar fresco de origem polar sobre a cidade de São Paulo.  por isso nesta quinta-feira  de temperatura na capital paulista. A passagem da frente fria deixa o céu nublado, provoca chuva e os ventos frios de origem polar, que vão ajudar a manter a temperatura amena o dia todo. Essa queda da temperatura será observada em todas as áreas da Grande São Paulo. Depois do calorão desta quarta-feira, a previsão é de uma quinta-feira úmida e até com sensação de friozinho.

 

O tempo úmido e com temperatura amena ainda será sentido durante a sexta-feira e no sábado, mas no domingo de eleições,  a Grande São Paulo já terá o sol forte novamente e com rápido elevação de temperatura.  O domingo será um dia de calor.

 

 

Novo recorde de calor em Belo Horizonte

 

A tarde desta quarta-feira, 2 de outubro,  foi a mais quente do ano até agora em Belo Horizonte. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima foi de 34,8°C na estação meteorológica de Santo Agostinho, na região central da capital mineira.  O recorde anterior de maior temperatura em 2024 em Belo Horizonte era de 34,6°C,  em 27 de setembro.

 

Calor continua

 

A passagem da frente fria pelo Sudeste do Brasil não vai trazer grande alívio para Belo Horizonte. O calor pode aumentar nesta quinta-feira e ter novo recorde. A temperatura tem ligeira queda na sexta, mas permanece acima dos 30°C.

 

O único dia de alivio será o sábado, quando a temperatura deve baixar um pouco dos 30°C, mas o domingo de eleições será quente.  A população da capital mineira vai votar num dia com predomínio de sol e calor acima  dos 30°C. Água, roupas leves e protetor solar podem ser úteis, em caso de filas.

 

Não há previsão de chuva para Belo Horizonte nos próximos dias.

+ mais notícias